Close

Experimentar ainda mais...

Estamos prestes a vivenciar os 31 dias do mês de MARÇO/2021. Vacinação começando, Pandemia mundial que persiste, expectativas e o retorno (presencial / híbrido) das aulas escolares…

Falando em crianças, escrevi um livro onde parto de um pressuposto muito significativo, que é justamente o fato de que todos nós já fomos crianças um dia (SCRIPT UMA OBRA INACABADA está prestes a ser lançado pela Chiado Books – mas isso fica para outro momento).

Atualmente percebemos dificuldades da vida moderna envolvendo crianças e seus pais – ou quem sabe envolvendo adultos e suas crianças (como você preferir), mas refiro-me aos Limites, a Educação, a Tecnologia, a Comunicação e, sobretudo, aos Relacionamentos.

Sabemos que a formação de uma pessoa, de uma família, equipe e de uma sociedade é diária e depende diretamente das informações que recebemos e interpretamos do meio em que vivemos…

Muito mais do que pensar em sobreviver, concordo com a tese de que precisamos PROSPERAR, ou melhor, aprender a prosperar!

Ao longo de cada dia podemos visualizar diversos momentos de sobrevivência pelos quais passamos, os quais são grandes e verdadeiras oportunidades para que possamos nos desenvolver e também ajudar alguém no seu processo de desenvolvimento pessoal. Todos ganham com isso!

A vida cotidiana é o verdadeiro local de “treinamento”, onde está a Realidade, as circunstâncias, e onde ocorrem a preparação, a ação e aprendizagem para o almejado “prosperar”!!!

Procure se colocar numa condição permanente de aprendizagem, usando os momentos do dia-a-dia com seus filhos, familiares, amigos, colegas de trabalho ou integrantes de uma equipe, para que todos se ajudem nesse desafio maravilhoso de atingirem o verdadeiro potencial.

Em nossa cabeça temos um “equipamento” poderosíssimo chamado Cérebro, dividido basicamente em 4 partes:

– um lado esquerdo que nos ajuda a pensar logicamente e organizar pensamentos em frases;

– um lado direito capaz de sentir emoções e ler sinais não verbais;

– uma parte inferior que pode ser chamada de Cérebro primitivo ou “reptiliano”, que nos permite agir instintivamente, tomando decisões de sobrevivência em frações de segundo;

– e uma parte superior ou “domador” que guia-nos em direção a conexões e relacionamentos ao longo da dinâmica da vida.

Inúmeros neurocientistas apontam que o segredo para PROSPERAR é ajudar essas partes a trabalharem juntas, ou seja, INTEGRÁ-LAS! A integração pega partes diferentes do Cérebro e as ajuda a trabalharem efetivamente juntas, como um todo. (Sieger & Bryson, 2019).

E por fim, o que então molda o nosso Cérebro?

As experiências!!!! Temos as evidências da neuroplasticidade cerebral indicando que podemos aprender coisas novas ao longo de toda a vida e isso é simplesmente maravilhoso!!!

Nesses tempos de “contaminação”, que tal pensarmos numa contaminação positiva através da INFLUÊNCIA que cada um pode exercer em prol de todos?!

Convido você a pensar em:

– abrir as portas da sua Percepção: exercite isso nos próximos dias: olhe com mais calma, atenção e consciência para a vida e para aquilo que a Realidade te apresenta;

– inquietude: não se agite, mas viva o oposto do aquietar-se: se abra ao conhecer;

– encorajamento: alargue sua mente ao invés de submetê-la aos padrões ou “verdades dicotômicas” que estão sendo vinculadas. Seja quem você é!

– procure descobrir questões e buscar soluções!

Procure com mais carinho sua própria essência.

A existência induz à essência e a porta de entrada do essencial pode ser o existencial…

Desejo que você EXISTA nos próximos dias, em sua própria vida!

Rony Tschoeke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *