Close

5 dicas de COMO evitar a Retenção Hídrica?!

Então, muitas vezes não percebemos, mas no verão temos tendência a ter uma maior retenção hídrica, por vezes nos sentimos inchados e parece até que engordamos, pois aquela roupa que a gente tanto gosta está apertada e não entra mais!

Para pessoas que sofrem com hipertensão arterial é ainda mais sério e grave, pois se sentem mais cansadas, com dor de cabeça, pés e pernas doloridos e inchados e dependendo do grau da doença acabam por ser até hospitalizados.

Visto todas essas implicações é de suma importância que os indivíduos evitem ao máximo a retenção hídrica e para isso temos que tomar certos cuidados principalmente agora que as temperaturas estão mais elevadas, no calor, acontece a vasodilatação, que é o aumento do volume dos vasos sanguíneos. Esse processo faz com que o corpo acumule mais líquidos e necessite de ajuda para eliminar esses excessos.

FAÇA DA ÁGUA SUA MELHOR AMIGA!
Não adianta, a água continua sendo a inimiga número 1 da retenção de líquido! Só ela é capaz de proteger da desidratação e regular a temperatura do corpo ao longo do dia, combatendo o efeito rebote que faz as pernas, braços, e até o rosto incharem. Os especialistas indicam que se beba 2 litros de água por dia, mas é possível fazer um cálculo individual: o ideal é beber 35 mL de água para cada quilo. Então, se a pessoa pesa 60 Kg, deve beber 2,1 litro de água por dia. Sucos e água de coco estão liberados, mas é importante prestar atenção à quantidade de calorias.

ATENÇÃO AOS DIURÉTICOS!
Não se iluda com os diuréticos, medicamentos que aumentam o volume e o grau do fluxo urinário. Eles podem até ajudar no desinchaço, mas dão a falsa informação ao corpo de que o rim não está funcionando corretamente. Esse tipo de remédio deve ser usado apenas sob prescrição médica.

DIGA NÃO AOS REFRIGERANTES (INCLUINDO AS VERSÕES ZERO), embutidos e alimentos industrializados!
Os refrigerantes bem gelados viram praticamente salva-vidas quando o calor aperta e é preciso dar uma refrescada imediata. Mas é preciso ter limite: o sódio desse tipo de bebida e alimentos, incluindo as versões “zero”, contribuem para o aumento da retenção de líquido. Por isso, o melhor é evitar!! Adicione a lista de alimentos proibidos sal, gorduras e frituras!

DIGA SIM À MASSAGEM!
Se há algum tempo massagem era sinônimo de luxo, hoje pode ser considerada questão de saúde: A boa e velha drenagem linfática ajuda, e muito, a aliviar o inchado de todo corpo. Ela continua sendo o método estético mais efetivo nesses casos. Sessões de mantus também podem ajudar, pois o método atua no aumento do fluxo sanguíneo e melhora a atividade do sistema linfático. Um método de auto massagem simples é massagear de forma leve e circular os linfonodos, que são os carocinhos que ficam na região da virilha. Eles são responsáveis pela absorção da linfa que vem da perna e ativá-los vai ajudar a aliviar o problema da retenção.

DE PERNAS PARA O AR!
Fazer ginástica e caminhar na beira do mar são atividades mais do que liberadas, mas pegue leve. O esforço contínuo faz o corpo suar e, com isso, piora o inchaço. Hidrate-se muito bem durante os exercícios e, caso tenha excedido, descanse bastante e coloque os pés para cima. Em alguns minutos já dá para sentir a diferença!

Nutricionista Raquel Cremonez Daher
www.promovesaude.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *