Close

5 maneiras de melhorar seus hábitos

TRANSFORME MAUS HÁBITOS EM BONS HÁBITOS!

Será que isso é possível: transformar maus hábitos em bons hábitos?

Num primeiro momento pode até parecer algo difícil. Num segundo momento pode simplesmente parecer uma questão de bom senso, afinal somos inteligentes o suficiente para saber que bons hábitos são muito melhores do que maus hábitos para nossa vida, mas como fazer para transformar essa realidade.

Primeiramente procure se acalmar, pois todos nós passamos e sentimos isso ao longo da vida – isso faz parte da vida moderna e essa busca é um dos desafios que enfrentamos.

Porêm apenas o bom senso não consegue ajudar nessa mudança de hábitos, por uma razão muito simples: bom senso não significa ação. Vamos explicar melhor. Você conhecer alguém que não faz atividade física regularmente? Você conhece alguém que fuma? Você sabia que passar horas assistindo reality shows na TV não aumenta sua inteligência? Você sabia que dormir bem faz bem à saúde, mas que mesmo assim muitas pessoas dormem menos do que precisam ou dormem mal?

Você acredita que as pessoas tem esse tipo de informação, sim ou não? Certamente que sim…

O que todas essas perguntas querem dizer é que apenas informação não é suficiente para mudança de hábitos. O conhecimento é apenas uma parte da batalha, mas sem ação o conhecimento não transforma comportamentos.

A realidade é que a ação necessária para colocar em prática o que sabemos muitas vezes é a parte mais difícil desse processo de mudança de hábitos. É muito mais fácil falar do que fazer. Mas para fazer algo diferente precisamos começar por pequenas partes, ou seja, pequenas mudanças podem trazer excelentes resultados na sua vida.

Mudanças simples mesmo, na nova direção desejada, de modo que seu cérebro comece a utilizar novas áreas e estabeleça novas conexões neuronais, que se transformarão em novos aprendizados, comportamentos e hábitos mais saudáveis.

Procure se aproximar daquilo que você deseja. Por exemplo: se você deseja aprender a tocar violão, deixe o violão perto de você para que seja fácil encontrá-lo e usá-lo. Se você deseja melhorar sua alimentação, compre alimentos saudáveis e deixe-os perto de você, diminuindo a chance de se deparar com guloseimas quando a fome bater.

Procure lembrar-se de processo de aprendizagem, entendendo que tudo é um processo e você deve começar pelo mais fácil, repetir isso com disciplina nas primeiras semanas e depois esse novo hábito vai sendo incorporado por seu cérebro, até seu automatizar. Mas lembre-se das pitadas diárias de empenho na direção desejada. Insista, prossiga, acredite, faça sua parte.

Lembre-se que à medida que avançamos no tempo da vida e aprendemos novos fatos, realizando novas tarefas e atividades, o nosso cérebro está constantemente mudando e se reconfigurando para refletir essas experiências que vivemos. Viva novas experiências e conquista bons hábitos.

Escolha 5 maneiras de melhorar seus hábitos e coloque-os em prática!
Rony Tschoeke
Wellness Coach – Conselheiro do CREFf9/PR
www.promovesaude.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *