Close

APROVEITE O QUE ESTÁ ACONTECENDO!

Começo relembrando e compartilhando com você um fato verídico – e muito interessante – ocorrido numa ligação telefônica que fiz para minha mãe há alguns anos atrás. Ela mora em nossa cidade natal (Mafra-SC) e eu em Curitiba-PR. Certa manhã, disquei o número de sua residência e iniciamos:

– Olá Mãe, tudo bem?

– Tudo ótimo – disse ela, e complementou: aqui está um dia lindo!!!!

Eu rapidamente falei: – Que legal mãe, aqui em Curitiba está chovendo…

Qual não foi minha surpresa ao ouvir seu comentário seguinte:

– Aqui em Mafra também está chovendo, mas está tudo tão lindo! Estou parada em frente a janela da cozinha e vejo a chuva batendo nos galhos das árvores, que se mexem, escuto o barulho forte da chuva e o cenário lá fora tá muito bonito…

Enfim, não preciso lhe escrever mais nada desta história, pois já ficou evidente a diferença de percepção diante de um mesmo cenário (dia chuvoso) e o quanto a forma como cada um interpreta aquilo que vê faz toda a diferença. Isso sem falar na qualidade com que ela deve ter observado aquela cena e o quanto eu devo ter sido muito mais automático, tanto na observação, quanto na ligação e sobretudo na resposta…

Sim, por muitas e muitas vezes podemos estar apenas repetindo mais do mesmo, sem nos darmos conta de que parece mesmo haver uma equivalência de características entre nós e o mundo que nos cerca, num ambiente de liberdade contida.

Convido você a pensar que falar de algo que acontece no meio externo não carrega em si a potência de causar este ou aquele impacto em alguém, pois é justamente esse alguém e toda sua estrutura que determina suas reações diante desse fato externo. Assim como algo produzido por alguém através de suas ações será interpretado de diferentes maneiras pelos outros e impactará de certo modo o mundo.

Você pode me indagar neste momento: mas e a PANDEMIA? E as restrições que nos foram impostas nos últimos meses? Isso nos impacta diretamente e não podemos fazer nada a não ser cumprir as determinações?

Muita calma nessa hora, pois tudo realmente depende de como reagimos aos fatos que acontecem em nossa vida diária. Isso vem da mais tenra idade, onde podemos ter nos habituado a ver o mundo de uma determinada maneira e responder de certas formas!

Cabe destacar que fatos não tem emoção. Fatos são fatos e a emoção vem justamente do significado que damos aos fatos. E aqui trago uma das questões que eu abordo com mais profundidade no recém lançado livro SCRIPT Uma obra inacabada (Ed. Chiado Books, 2021): na prática da vida diária, nós não somos tão livres assim para fazer nossas escolhas, afinal de contas todos nós já fomos crianças um dia e temos a influência das nossas figuras parentais. Isso não é um decreto de como iremos funcionar para o resto da vida, mas sim uma espécie de Ata que contêm informações importantes e impactantes, que precisam ser revisitadas.

Outra pausa: o Mundo mudou! E você?!

Esse alerta te convida a pensar que corremos o risco de ficarmos presos ao passado que não passa, ou ainda ficarmos com nosso sistema “enevoado” – sem perceber a Realidade diante de nós. Ou seja, nosso sistema pode estar desatualizado.

Somos uma obra inacabada e a Realidade é complexa – e ela vai se fazendo. Nessa expansão da complexidade, emergem novas estruturas, as quais indicam que nós devemos olhar nosso cotidiano com mais qualidade, isto é, experimentar uma observação mais consciente!

Aí conseguiremos, inclusive, compreender que o outro também é uma obra inacabada. Dessa forma, passamos a olhar o outro (os outros) com mais empatia. Jesus Cristo fazia isso com simplicidade e maestria, e nos deixou seu principal Mandamento através do Exemplo do Amor!

Olhar tudo isso com mais qualidade faz com que o Maravilhamento surja, de modo que possamos viver de forma mais contemplativa e menos reativa, aproveitando e aprendendo com o que está acontecendo, nos mais diversos momentos…

Rony Tschoeke

Instagram @rony_tschoeke

7 Responses to APROVEITE O QUE ESTÁ ACONTECENDO!

  1. Eloir E Simm

    Espetacular, suas contribuições sempre muito positivas

    • Rony

      Obrigado Eloir pela generosidade das suas palavras e pelas interações que temos!!! Vamos seguir em frente procurando contribuir com a vida das pessoas…

  2. Prof Rony que lição de cida..a mâe vé com os olhos do coração….Jesus é aquele que amou primeiro…..amar por primeiro deve ser a licão de vida pra todos nós.paz e bem

  3. Nelson Francisco Leal

    Top!

  4. Prof Rony que lição de cida..a mâe vé com os olhos do coração….Jesus é aquele que amou primeiro…..amar por primeiro deve ser a licão de vida pra todos nós.paz e bem

    • Rony

      Obrigado pela sua interação e comentários… Que possamos cada vez mais colocar em prática esse valioso mandamento do amor em nossas vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *