Close

Ative seu melhor!

Arrisco um palpite: nos últimos meses você certamente olhou várias vezes para algumas coisas, dentre elas a tela do seu computador e do seu smartphone. Creio eu que você deve ter feito isso diariamente…

                Pegando esse gancho do celular, perceba que por vezes a bateria está muito baixa e então acaba; a memória torna-se muito cheia e você precisa abrir espaço, escolhendo do que irá abrir mão e deletar; outras vezes a questão é o sinal de conexão, além da imprescindível atualização do sistema operacional do seu aparelho. Sem isso, o funcionamento e a potência contida não se expressarão em plenitude – ficarão limitadas.

                Da nossa infância trazemos muitas coisas, das quais destaco justamente aquilo que nossos pais nos passaram através de ensinamentos, crenças, costumes e valores vivenciados no cotidiano familiar. Isso tudo formou uma espécie de quadro de referência, o qual nos acompanha até os dias de hoje.

                Porêm o mundo está muito diferente daquele saudoso período em que as meninas usavam suas trancinhas e os meninos usavam calças curtas. Ahhhhh, que tempo gostoso esse da nossa infância. Se puder, inclusive, revisite isso mais vezes – você vai se surpreender com o que vai encontrar nas suas memórias…

                Mais do que acessar suas memórias, você poderá perceber em que “pasta” você armanezou cada fato marcante daquele valioso período da sua vida. Algumas coisas podem estar numa pasta de lembranças amargas ou momentos frustrantes. A boa notícia é que você pode modificar esse fato de pasta, desde que acesse corretamente e consiga dar um novo significado aos fatos que fizeram parte da sua vida.

                Os fatos não serão modificados pois já aconteceram, mas você tem todas as condições de ressignificar isso e armazená-los em novos arquivos, mais positivos e estimulantes, quem sabe perdoando alguém, se desculpando com outro, ou ainda compreendendo que você e sua criança fizeram o melhor que podiam naquele momento.

                Você tem todas as condições de ativar o seu melhor. Essa potência de agir pode estar meio arrefecida pelos tempos pandêmicos, mas continua aí, dentro de você – aguardando sua visita e sua atualização deste seu sistema operacional mental!!

                Claro que existem métodos e técnicas para que isso seja feito com mais efetividade, através do auxílio profissional especializado no tema. Mas o convite de hoje reside na beleza contida dentro de cada um de nós. Popularmente poderíamos chamar de “assoprar a própria brasa” para aquecer o coração e a alma novamente, permitindo que esse “calor” gerado seja a energia propulsora que irá te impulsionar em novas trilhas.

Dispomos de uma magnitude admiravelmente complexa em nosso cérebro! Se você está aqui agora, lendo e refletindo sobre o que estou propondo, seu cérebro está funcionando e isso já merece gratidão!!!

Te convido a lembrar que nossas escolhas diárias são influenciadas pelo “piloto automático” dos nossos hábitos, que contêm nossas crenças e experiências anteriores!!! Temos tendência natural à inércia e poupar energia, pois nossos hábitos são muito eficientes e até agradáveis. Arrumamos justificativas para o que não fizemos num instinto de não desestabilizar nossa mente, nos mantendo numa conhecida zona de conforto.

Todo comportamento de hábito tem uma consequência (recompensa) e antes tem um gatilho (ativador). Logo, para mudar o hábito, foque no gatilho, naquilo que te leva ao hábito (qual é o ativador?). Examine o processo relacionado aquele hábito que você deseja mudar! Procure bloquear o gatilho ruim. Coloque mais atenção nisso!

Se você tem alguma coisa para mudar, algumas dicas:

– QUAL É O GATILHO?

– MUDE UMA COISA DE CADA VEZ!

Mas muito cuidado: se você continuar mudando crença ao invés de mudar comportamento, continuará no mesmo marasmo automatizado, justificando as coisas e com os mesmos resultados. Creia em você e nas suas possibilidades, mas comporte-se de maneira adequada.

Encontre o gatilho e adicione um novo comportamento ali naquele momento – algo simples, que seja factível! Isso vai ajudar a criar um novo hábito. E claro: repita dezenas de vezes nos próximos dias da sua vida!!!!

Qual o sentido disso tudo?!

Você tem possibilidades diárias de se desenvolver, de aprender, de crescer e de fazer diferente do que você está fazendo agora – na direção que desejar… Mais do que inovar e ativar, este artigo é um convite para que você possa ATUALIZAR seu próprio sistema operacional!

VOCÊ PODE ATIVAR O SEU MELHOR!

Assuma o controle de você mesmo e não tente controlar as coisas do lado de fora da sua vida. O tema do momento é atualização!

Rony Tschoeke

MENTOR de Possibilidades

@rony_tschoeke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *