Close

Entendendo as diferenças entre os diversos tipos de gorduras:

Dentre todas as suas funções, as gorduras são os nutrientes precursores dos hormônios em nosso organismo, protegem contra quedas mecânicas e mantém a temperatura corporal constante. Elas são classificadas como:

Gorduras Saturadas: Essa classe de gorduras, em quantidades mais elevadas que o necessário, são consideradas prejudiciais ao organismo  pois são capazes de elevar as taxas de colesterol e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Elas estão presentes em todos os alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leites e derivados.

Gorduras Insaturadas: São provenientes de alimentos de origem vegetal e em quantidades adequadas são capazes de aumentar o colesterol “bom” (HDL). São divididas em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, devido à quantidade de insaturações presentes na sua estrutura. Dentre as fontes de gorduras monoinsaturadas estão: azeite de oliva, abacate, sementes oleaginosas e óleo de canola . As gorduras polinsaturadas mais conhecidas são ômega 3 e ômega 6, encontradas principalmente em peixes de água fria e ajudam a manter os níveis de colesterol “ruim” (LDL) baixos e o colesterol “bom” (HDL) elevados.

Gorduras Trans: São gorduras formadas através de processos de hidrogenação, que podem ser naturais (proveniente dos animais ruminantes) ou artificiais (produzidas pelas indústrias). Não é produzida no organismo humana e é considerada muito maléfica. Encontrada em diversos alimentos industrializados, principalmente biscoitos, salgadinhos e bolos confeitados, além dos molhos para saladas, frituras e margarinas. Aumenta as possibilidades de ocorrer um derrame cerebral ou infarto,  pois causa a formação de placas de ateroma nos vasos e artérias, além de propiciar o aumento de peso. Elas não apresentam função nenhuma no organismo, por isso devemos consumir o mínimo possível durante o nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *