Close

Motivando a viver bem

Hoje quero falar sobre o que motiva as pessoas a fazerem mais na sua vida? Dar aquele algo mais que você percebe que algumas pessoas fazem? Umas fazem tanto e outras parecem que não fazem quase nada.

O que a gente poderia pensar sobre motivação relacionado ao comportamento, neste tema aqui que é viver melhor?

Confesso que eu perdi meu pai cedo, com 23 anos, ele tinha 60 anos e tinha um histórico cardíaco. Minha avó materna faleceu com 49 anos com o infarto também, então nós temos um histórico cardíaco desfavorável e por conta disso precisamos nos cuidar ainda mais, eu e minhas irmãs. Eu moro sozinho desde os 17 anos, desde que eu sair de Santa Catarina para vir morar em Curitiba, para fazer faculdade e comecei a trabalhar, e construir minha carreira, família, sou casada e tenho uma filha. E eu sempre quis fazer isso que estou fazendo agora, que é ajudar de fato as pessoas viverem de forma mais saudável, para que talvez a doença ou o sedentarismo, ou esses problemas degenerativos fruto do estilo de vida inadequados levem pessoas queridas à morte. Eu sinto muita saudade do meu pai, e ele não está mais aqui ouvindo este projeto, que eu pudesse dar as dicas na presença dele também, isso tem valor para mim, me fez ser mais cuidadoso e atento as pessoas que permanecem vivas na minha família. Minha mãe por exemplo, está chegando nos 80 anos com saúde, com disposição, fazendo a sua atividade física regular, cuidando do jardim da sua casa, enfim… lucida, e isso dá um significado muito grande ao meu trabalho, por isso eu me disponho de estar aqui neste canal falando sobre comportamento com você.

O interessante em falar de motivar pessoas a ter um estilo de vida mais ativo, fez com que estudos de comportamento humano tenha ganhado um espaço muito grande nas pesquisas e universidades, tendo uma atenção bastante considerável. Se reconhece hoje de fato de como é que funciona o comportamento, quais são as teorias comportamentais, quais são os processos de mudança de comportamento, é fundamental para que possa orientar alguém neste sentido. Eu gostaria de citar a vocês que existem algumas teorias, como por exemplo, “o modelo de crença na saúde”, utilizada principalmente em estratégias de promoção de saúde através da educação e informação. Nós temos também “ a teoria do comportamento planejado” que foi desenvolvido em modelos a serem utilizados em pesquisas de marketing. Tem o modelo “Transteorético” que é este que vamos utiliza aqui nos estágios de mudança, foi desenvolvido estudos de psicoterapia, especificamente sobre comportamentos aditivos. E ainda tem “teoria social cognitiva”, “modelos ecológicos” desenvolvidos juntamente com a psicologia comportamental.

Mas o interessante é que o modelo chamado de Estágios de Mudança de Comportamento ele descreve como as pessoas se movem através de 5 estágios diferentes de mudança de comportamento. Se você está querendo parar de fumar, perder peso, aprender a tocar violão, aprender outra língua…. Ou vamos levar mais para o estilo de vida como se você quer mudar a sua alimentação, se matricular numa academia de ginástica, passar a correr uma distância maior do que você já corre, enfim qualquer mudança que você queira realizar no seu estilo de vida, essa mudança não é um evento, algo que acontece com um estalar de dedos, você não vai dormir de um jeito e acordar de outro.

Essa mudança deve acontecer em diversas etapas, segundo o modelo que estamos trabalhando e também seguimos os estudos internacionais de mudanças de comportamentos, são 5 estágios onde vamos ter um programa para falar ainda mais sobre eles, mas adiantando são eles:

1º estágio) Pré contemplação

2º estágio) Contemplação

3º estágio) Preparação

4º estágio) Ação

5º estágio) Manutenção

É importante você pensar da seguinte forma: Estou preparado para me matricular numa academia de ginastica, mas pode não estar pronto para parar de fumar ou de mexer na sua alimentação. Você pode estar em diferentes comportamentos ou em diferentes estágios de mudança de comportamento. Nós da Promove, do canal Promovevoce.com.br, nós somos especialistas em ajudar as pessoas a avançar nesses estágios de mudança de comportamento. É isso que eu quero te convidar a continuar ouvindo esses podcast, nós vamos falar bastante desta questão e como avançar em relação as mudanças que você deseja.

Eu sou o Rony Tschoeke – estou a sua disposição para te ajudar à avançar na construção ou na manutenção do seu estilo de vida cada vez melhor para você e para àqueles que estão ao seu redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *