Close

O que é trabalho?!

Olá, aqui é Rony Tschoeke, do canal www.promoveVOCE.com.br

Você já parou para pensar ou prestou atenção que a maioria das pessoas se apresentam usando o seu nome e o nome da empresa como sobrenome? Eu mesmo acabei de fazer isso: sou o Rony do canal www.promoveVOCE.com.br  e assim por diante. É muito comum isso, e eu quero falar com você sobre: Onde descobrir o seu trabalho?

Me permita descrever o seguinte: De fato a maior parte das pessoas que acabam falhando ao procurar o seu emprego dos sonhos, ou acabam não encontrando o emprego dos sonhos, não é por falta de informação sobre o trabalho ou sobre o mercado, mas sim por falta de informação sobre elas mesmas. Esse é o maior problema!

Quero citar aqui Dick Burris que é o autor de um dos maiores guias de carreira do EUA que está na lista dos mais vendidos a 40 anos. Ele nos confirma que os empregos dos sonhos são mais frequentemente criados do que encontrados, sendo assim são raramente atingidos através das buscas convencionais. Não parece lógico isso? A criação do emprego dos sonhos exige um forte alto conhecimento.

Estou com 40 anos de idade, 20 anos de profissão, 13 anos atuando como empresário, mais de 5 anos como Coach de Bem-Estar. Nos últimos anos eu já fiz mais de 1.200 palestras pelo Brasil e tenho aprendido a cada dia, em tudo o que faço.

Te convido a pensar a definir o seu trabalho: O que é o trabalho? Qual é a sua relação com ele?

Apesar das nossas dimensões variadas, são várias áreas na nossa vida, e nós estamos falando de trabalho, muitos de nós acaba definindo a nós mesmos em primeiro lugar do que os nossos trabalhos, é o tal do sobrenome da empresa que eu acabei de te falar. Isso quer dizer o que? Quer dizer que o trabalho pode ter significados muitos diferentes para pessoas diferentes.

Eu quero citar aqui uma classificação que alguns especialistas sugerem que seria alguns significados para trabalho. Então você pode trabalhar encarando ele como um emprego, como uma carreira, como uma vocação ou como uma realização.

Vamos pensar no trabalho como um emprego, encarar o trabalho como um emprego, é trabalhar em prol de um salário. Sem muito envolvimento pessoal ou satisfação na questão. Tem um autor chamado Roy Baumeister ele escreve esse modo de pensar da seguinte maneira: “O trabalho é uma atividade instrumental, isto é, algo feito exatamente por causa de outra coisa”. Provavelmente sejam aquelas pessoas que ficam felizes um dia por mês, ou seja, o dia do pagamento.

Agora vamos pensar também o trabalho como carreira. Trabalho como carreira é aquele motivado pelo desejo do sucesso, da realização, talvez de um certo status. E essa abordagem “carreirista” do trabalho, ela não é um apego apaixonado pelo trabalho em si, na verdade enfatiza o feedback sobre a pessoa que vem em resposta ao trabalho. O carreirista, aquele que trabalha como carreira, o trabalho é um meio de expressar, definir, de provar, de certa forma glorificar a sai mesmo. O trabalho como carreira pode ser uma forte fonte de sentimento, e de preenchimento na vida.

E por fim vamos falar sobre o trabalho como vocação. Segundo os estudos que estou referenciando para você, a palavra vocação deriva da ideia de que se é chamado a fazer um certo tipo de trabalho, ou externamente (por Deus ou pela comunidade) ou internamente (por uma expressão do dom natural). É feito sem um senso de obrigação pessoal.

Então essas três categorias tradicionais, o trabalho como carreira, emprego e vocação se somam uma quarta. Entenda que não estou classificando qual é a melhor ou a pior, eu estou citando diferentes relações com o trabalho para que você possa se conhecer melhor e se avaliar.

Vamos entender, pensar e refletir sobre o trabalho como uma realização. O trabalho como realização é descrito como uma abordagem orientada por um forte interesse pelo trabalho, mas sem aquela esmagadora e abrangente natureza de uma vocação. As pessoas que veem o trabalho como uma realização, elas podem escolher carreiras não convencionais, fora do padrão que favorece seus interesses e sua relação com a recompensa financeira, reconhecimento, prestigio, utilização do tempo, o seu envolvimento com o trabalho. Esse trabalho como realização ele pode ser e fato uma fonte de sentido na vida. É claro que você pode estar pensando que essas quatro categorias se sobrepõe, ou que elas podem se parecer em algum momento. E o trabalho pode de repente pode conter alguns pedaços de cada uma dessas áreas, é verdade!

Mas é interessante pensar que pessoas com empregos, que estão empregadas no mercado de trabalho, elas podem ter mais satisfação mais significado na carreira, na família, nos hobbies, nas espiritualidades, religião, relacionamento com amigos, enfim, nas outras áreas que não estão diretamente relacionadas com o trabalho. Essa é a reflexão que eu gostaria de te passar neste momento. Sabe qual é o melhor lugar para se encontrar um trabalho? É dentro de você mesmo, essa é a questão.

Rony Tschoeke

[shareaholic app=”share_buttons” id=”25781275″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *