Close

Viver o Aqui e o Agora

O Aqui e o Agora

Imagine a seguinte cena: você ao redor de uma grande mesa, onde mais 9 pessoas estão sentadas para conversar, sem pressa, com qualidade e atenção plena. A mesa é redonda, portanto, todos conseguem olhar nos olhos de cada um e ter uma visão do todo. Quer dizer, impossível ter uma visão do todo pois o que geralmente vemos é uma determinada parte que nossas “lentes” permitem nessa janela do Real.

O silêncio impera por alguns minutos até que um dos “presentes” puxa o assunto, dizendo calma e serenamente: “Jamais imaginei que esse encontro maravilhoso pudesse acontecer”. E complementa: “Estou emocionado, querendo aproveitar cada segundo, e já sentindo uma certa saudade, pois tenho consciência da brevidade deste ‘encontro’ ”…

Sua fala seguinte parece ter colocado gasolina na fogueira, o que ficou visível no brilho dos olhos de todos ao redor daquela mesa, sinalizando uma excitação interessada na experiência que estava brotando: “Desfrutem da Realidade”. O mais novo em torno da mesa não hesitou: “Como assim? Do que o Senhor está falando meu querido tataravô do meu tataravô”? O sereno ancião da família então complementa num tom convidativo: “Eliminem o Ego, substituindo-o pela Humildade, sustentando tudo isso com Confiança sólida – não virtual”.

Ao longo das próximas horas, a conversa fluiu e as reflexões brotaram. Perceberam com bastante clareza que existem muitas coisas na nossa bagagem da vida. Compreenderam pelos depoimentos daqueles que lhe antecederam na história da família que para caminhar é preciso estar mais leve. E que para estar mais leve, parece ser necessário restringir-se ao Essencial.

“Como saber o que é Essencial minha querida bisavó” – perguntou outra integrante de cabelos brancos e voz suave daquela árvore genealógica parcial que ali estava “reunida”.

Creio que você – leitor – deve ter pensando que o Essencial é invisível aos olhos e com isso em mente te convido a pensar que realmente existe toda uma Anterioridade em nossa vida! Por vezes temos dificuldade de viver o aqui e o agora por justamente ficarmos presos aos nossos próprios pensamentos, em vez de participarmos de modo mais consciente do mundo a nossa volta.

Num momento da história em que a criatividade nos é exigida com frequência, corremos o risco de perdermos a noção da Realidade. Nossa potente e valiosa imaginação pode se tornar um certo perigo se perdermos as rédeas da percepção…

“Viver com discernimento e presença requer coragem. Não viva na bruma do abstrato, mas dentro do que é tangível e real, ainda que seja – e especialmente se for – desconfortável. Participe do que está acontecendo ao redor. Alimente-se disso e ajuste-se a isso” (Holiday, 2016).

Encerro este Conto ficcional imaginativo (ou vice-versa: imaginação e ficção?) citando também o Filósofo Luis Gustavo Severiano, que no seu Livro O Pensamento Poiético (2017) convoca nossa Lucidez, assim como nossa alegria e energia em movimento, incentivando-nos a colocá-las em prática para beneficiarmos essa geração e as gerações vindouras. Pede-nos ainda para colocarmos amorosidade no olhar para crianças, jovens e nas pessoas de todas as idades e culturas.

“A mente é sempre agora. Não existe realmente antes e depois para a mente. Há somente um agora que inclui memórias e expectativas” (Severiano, 2017).

Desejo que este meu Conto possa ter lhe afetado de alguma forma leitor! Existe uma Potência no Afeto e o que você acabou de presenciar foi uma espécie de “orquestra” atuando, cujo Maestro é a Senhora Lucidez, acompanhada dos músicos: Sensação, Percepção e Emoção – todos afinados pelos imprescindíveis Sentidos.

Rony Tschoeke

Obrigado pela leitura!

Autor de SCRIPT UMA OBRA INACABADA (Editora Chiado Books, 2021)

Instagram @rony_tschoeke

8 Responses to Viver o Aqui e o Agora

  1. Fantástico…

    O passado é história, o futuro é mistério, e hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente!

    • Rony

      bem isso – e um presente que por vezes precisa ser “desembrulhado” por cada um de nós… Há muitas coisas “nele”…

  2. Eloir E Simm

    Muito bacana, faz refletir muito sobre nossas atitudes

  3. Nelson Francisco Leal

    Bela reflexão!
    Fazemos parte de uma grande história que continua.
    Parabéns Rony!

    • Rony

      Sim meu amigo Nelson… De muitas formas essa Anterioridade se faz presente… Eu que te agradeço pelas interações de sempre!

  4. Luís Gustavo Severiano

    Olá meu querido amigo Rony! Obrigado por citar o Pensamento Poietico. O esquecimento de si e a estrita observância, faz com que a causalidade do mundo se dissolva na realidade eidética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *