Close

A Dinâmica da Vida

Interessante pensar que os organismos vivos organizam-se por movimentos rítmicos, numa espécie de fluxo ininterrupto recíproco entre pólos opostos. Simplificando: a inspiração segue com a certeza de uma expiração; a contração muscular segue-se ao seu relaxamento; a dilatação a constrição e assim sucessivamente…

Tudo realmente tem seu Tempo (Eclesiastes 3:11). Em cada corpo pode ser evidenciada a própria história, num misto de aspectos compostos pelo modo que cada um enfrenta, compreende e interpreta o fluxo da sua vida!

Há muitos anos ouvimos a máxima de que a única certeza que temos é que tudo continuará mudando. Somos uma obra inacabada. Construímos nossa própria história – composta também pela história do outro (dos outros)!

Formamos essa “teia-da-vida”, onde somos uma rede de elementos heterogêneos que estão interligados, possuindo um caráter de interdependência. Cada um de nós é um Fio particular e único nessa “teia-da-vida”!

Possuímos um alto grau de Flexibilidade e Plasticidade para nos transformarmos e evoluirmos! Isso tem a ver (entre outras coisas) com adaptação e aprendizagem – a tão valiosa e disponível Neuroplasticidade Cerebral…

Passamos por instabilidades contínuas!!! Dessa forma, o passar de uma etapa à outra faz nosso Sistema se Especializar e se Desenvolver!!! Crescemos e evoluímos!!!

O ano de 2020 já faz parte da história e certamente nos fez sentir muitas coisas… A Pandemia continua, a vacina chegou, os cuidados não podem baixar. Não existe outra maneira de compreender o mundo que não seja através dos nossos Sentidos.

Nosso Sistema Sensorial nos possibilita examinar estas sensações produzidas e prepara o corpo para devolver ao mundo o que foi descoberto. Pelo Sentir e pelo Movimento descobrimos o mundo, adquirindo conhecimento necessário que servirá de base para novas adaptações em cada circunstância que vier!

Viver é conhecer!

De nossa infância para cá trouxemos um Script no qual fomos forjados, afinal todos nós já fomos crianças um dia e temos a influência das figuras parentais. Possuímos ainda toda nossa trajetória de vida e, na prática, podemos não ser tão livres para fazer nossas escolhas diárias. Isso pode ser revistado e ressignificado – basta abrir-se ao Conhecer…

Neste momento, cabe enfatizar um PRIVILÉGIO de nosso tempo atual (2021): de um lado temos a ORDEM – acontecimentos baseados na repetição, na constância, invariância, tudo o que pode ser colocado sob a proteção da probabilidade; de outro lado temos a DESORDEM – tudo aquilo que seja irregularidade, dúvida, imprevisibilidade, mudança…

Qual o PRIVILÉGIO do momento atual? Perceba que se um Universo (ou empresa, instituição, clube…) estivesse fundamentado na “ordem pura”, não poderia haver Inovação, Criação e Evolução. Assim como “desordem total” também não permitiria que existisse Vida, pois não existiriam elementos que servissem de base para um mínimo de organização!

A mudança é realmente necessária para que haja a possibilidade de recriação constante!

Rony Tschoeke

Autor do SCRIPT UMA OBRA INACABADA (Editora Chiado Books, 2021)

@rony_tschoeke

Inspirado na vida, nas reflexões e nas leituras dos últimos meses – entre elas o Livro ENVELHECER (Monteiro, P.P. 2005)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *