Close

Alimentos que ''funcionam''

Boa Tarde!

Melhore o seu desempenho com nutrientes que funcionam!
Para o nosso corpo apresente um funcionamento adequado, com rendimento desejado é necessário um combustível adequado. Os alimentos são nossos combustíveis que nos proporcionam mais rendimento e nos mantém saudáveis por mais tempo.

Existem uma série de alimentos que são considerado Alimentos Funcionais, ou seja,  são alimentos ou ingredientes que, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Este efeito ocorre

em sua maioria quando estes são consumidos como parte de uma dieta usual, sendo seguro seu consumo com estes objetivos geralmente sem necessidade de supervisão médica como no caso de um medicamento.

Veja quais as propriedades terapêuticas de alguns alimentos considerados funcionais:

  • ABACATE: protetor do fígado. Além disso, contém gordura monoinsaturada que pode melhorar o nível do HDL. Recomendação: 100g ao dia.
  • AZEITE DE OLIVA: extravirgem, cru nas preparações sem cocção. Fornece ômega 9, auxiliando a redução da oxidação do LDL, melhora da hipertensão. Recomendação: 1 a 2 colheres de sopa ao dia.
  • SEMENTE DE LINHAÇA: rica em ômega 3, psyllium, lignanas com propriedades antifúngicas, antimitóticas e antioxidantes, promovendo redução da agregação plaquetária. Recomendação: 1 colher de sopa ao dia moída na hora de comer.
  • OLEAGINOSAS: nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, semente de girassol. Ricas em vitamina E, selênio, magnésio, manganês, resveratrol e arginina, ômega 3 e 9.  Recomendação: 1 porção ao  dia no intervalo das refeições.
  • CEREAIS INTEGRAIS: arroz integral, pão integral, aveia, granola, pois estes alimentos oferecem vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, vitamina E, amido resistente e oligossacarídeos. Recomendação: Nas refeições principais de 3 a 5 porções.
  • FARELO DE AVEIA: rica em betaglucano e ácido gama linolênico, que auxiliam na redução do LDL.  Recomendação: 1 a 2 colheres sopa ao dia.
  • SOJA: rica em vitamina E, lecitina, ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6, isoflavonas e importante fonte de proteína. Recomendação: 1 porção ao dia.
  • CHÁ VERDE: rico em substâncias antioxidantes, prevenção de doenças cardiovasculares e câncer. Recomendação: 1 a 2 xícaras ao dia.
  • ERVAS E ESPECIARIAS: – sálvia, tomilho, alho, alecrim, cúrcuma, erva doce, cebola, mangerona, manjericão. Além de dar sabor aos alimentos, proporcionam efeito antibactericida, antiinflamatório e antioxidante.
  • ALHO E CEBOLA: no preparo das refeições, pois o alho contém propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, detoxificantes, além de redução da pressão arterial e LDL. Recomendação: 1 dente de alho ao dia, picados previamente sem a presença de substâncias ácidas.
  • SUCO DE UVA E VINHO TINTO: rico em polifenóis como resveratrol que promove inibição da agregação plaquetária, atividade antiinflamatória, vasodilatadora e anticancerígena. Recomendação: 1 a 2 copos ao dia.
  • ALIMENTOS FONTE DE LICOPENO: mamão, goiaba, melancia, tomate, extrato de tomate, podendo estes alimentos serem fornecidos em sucos ou no preparo dos alimentos, usando as sementes da goiaba e melancia para melhorar a absorção.  Alta capacidade antioxidante.
  • CRUCÍFEROS: brócolis, couve manteiga, couve-flor, repolho, couve-chinesa, couve de Bruxelas. Vegetais que promovem a solubilização de toxinas do fígado, facilitando sua eliminação.  Consumo adequado: ½ xícara por dia, bem picadas e cruas para melhor aproveitamento, além de excelente fonte de fibras, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.

É importante destacar que os Alimentos Funcionais só terão benefícios na prevenção e diminuindo o risco de doenças quando fazem parte do seu hábito alimentar diário!

4 Responses to Alimentos que ''funcionam''

  1. Lucy

    Não sinto fome durante o dia , não me alimento corretamente, ao chegar em casa do trabalho ansiedade domina e quero comer tudo que não comi durante o dia, como controle esta ansiedade, e preciso forçar me alimentar durante o dia para diminuir a fome noturna???

    • Carolina

      Olá Lucy!
      O indicado é exatamente realizar de 5 a 6 refeições/dia. Uma alimentação equilibrada durante o dia proporcionará saciedade durante todo o período, evitando que no período da noite (quando você não tem a sobrecarga de trabalho) não terá a ansiedade, promovendo a compulsão alimentar. Os pequenos lanches (fruta, barra de cereal ou até mesmo um suco) propocuinará correções alimentares que contribuirão com a diminuição da ansiedade.
      abraço!

  2. CInthia

    Oi Lucy

    Ficar sem comer ao longo do dia, favorece o aparecimento dessa fome notura!
    Seria uma forma do organismo “compensar” o que voce nao fez ao longo do seu dia!

    Entao, a dica basica e muito importante- COMER DE 3 EM 3 HORAS!

  3. Lucy

    Preciso continuar com a eliminação de peso, já tenho programação de cirurgia plástica, e estou novamente ganhando peso, pratico atividade diária de pelo menos 30 min de caminhada. mas a má alimentação esta prejudicando. Estou atacando pães e massas, comida rápida e prática. Agradeço as orientações e tentarei uma alimentação mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *