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COMO conquistar clientes neste momento?

Faltam 11 meses para 2019.

Calma, sem pressa nem ansiedade.

Ninguém aqui quer se livrar de 2018 ou chegar logo no próximo ano novo.

Quero apenas chamar sua atenção para o fato de que o passado já se foi, o futuro ainda não chegou e o presente, como um relâmpago, no mesmo instante, existe e se extingue…

Eis o valor das coisas intangíveis!!

Tenho percebido as pessoas altamente preocupadas com os negócios, com os rumos da economia e da política, com a Copa do Mundo na Rússia e as eleições no Brasil, com a necessidade de conquistar novos clientes, encontrar trabalho, aumentar faturamento, diminuir custos, entender o eSocial, inovar, ser feliz, emagrecer, ter mais qualidade de vida e por aí afora…

Certamente tudo isso é legítimo e até mesmo esperado diante do cenário em que vivemos.

Minha proposta neste artigo é chamar sua atenção para aquele tempo futuro que supostamente ainda temos em 2018. Estou escrevendo este artigo no dia 30/01/2018 e, supostamente, ainda tenho (temos!) em torno de 335 dias para serem vividos, trabalhados, aproveitados…

E como nossa preocupação central é com a qualidade de vida o bem estar das pessoas, assim como a cultura organizacional saudável das empresas, confesso que tenho visto muitos profissionais e negócios se modificarem drasticamente por conta da crise. Proponho uma reflexão no sentido de até que ponto isso é válido?

Será que é mesmo necessário ampliar o leque de tal forma que corre-se o risco de perder a verdadeira essência pessoal, profissional e que é o DIFERENCIAL do seu negócio?!

Me permita falar um pouco de ESPECIALIZAÇÃO. Não aquela lato sensu das pós graduações, mas a especialização que justamente vai contra o instinto comum nos negócios de querer fazer mais para mais pessoas. Nessa especialização que eu me refiro, você faz menos para menos pessoas, promovendo-se como um profissional (ou uma empresa) de elite, com um leque de serviços mais específico e muito mais preciso!!

Essa especialização que eu estou propondo nesta reflexão, permite que você escolha suas áreas mais lucrativas e de maior demanda e construa sua marca ao redor delas. Isso lhe trará inúmeros benefícios, tais como: DIFERENCIAÇÃO, QUALIFICAÇÃO RECONHECIDA, CLAREZA do que você faz bem, DESTAQUE em seus pontos fortes e, pasmem, CLIENTES PRE-QUALIFICADOS!

Isso mesmo: quanto mais clara for sua especialidade, ou seja, aquilo que você (ou sua empresa) faz de melhor, maiores serão os resultados positivos do seu negócio. Certamente você já dedicou um grande tempo explicando seu serviço / produto à um cliente para descobrir lá no final da conversa que a sua empresa não oferece os serviços que o cliente procurava??? Quanta perde de tempo para todos não é mesmo? Ou ainda oferecer o que o cliente pede, mesmo não sendo sua especialidade, somente para não perder o cliente ou um eventual faturamento que chegou até você???

Enfim, a ESPECIALIZAÇÃO previne em grande parte que isso aconteça, pois você deixa claro às pessoas exatamente o que você faz e com o que trabalha, para que todos saibam nitidamente se você é o profissional certo (ou empresa certa) para eles. Se for e se atingir demais requisitos do comprador, farão negócios juntos.

Pense nisso: o caminho não é atrair todo tipo de cliente para todo tipo de negócio, mas sim desejar e atrair os seus clientes ideais!!!

Deixo ao final 3 passos que você pode refletir nessa questão de ESPECIALIZAR-SE para obter melhores resultados:

  1. IDENTIFIQUE SEU MERCADO ALVO: Cliente ideal é o perfil da pessoa perfeita para consumir o seu negócio. Mercado alvo é o reservatório ideal de clientes para quem você direcionará as iniciativas de marketing. Desse reservatório você atrairá clientes ideais para um consulta ou reunião…
  2. PLANEJE SEUS SERVIÇOS PARA O MERCADO ALVO IDEAL: planejar seus serviços para que você possa se reposicionar como especialista, fornecendo produtos ou serviços que satisfazem as necessidades dos clientes…
  3. REINVENTE SEU MODELO DE NEGÓCIO: compreenda que alcançar os seus objetivos depende inteiramente da maneira como você se liga a esse grupo de pessoas para transformá-las em clientes ideais.

Mantenha sua essência, lembre-se dos motivos que te levaram a atuar nesse nicho ou os motivos pelos quais você montou seu negócio e vá pescar os peixes que sua isca é capaz de pegar!!!

Aliás, você conhece bem sua isca e sabe quais peixes realmente deseja “fisgar”?!!!!

Especialize-se! Pense nisso…

Rony Tschoeke

@rony_tschoeke

rony@promovesaude.com.br

2 Responses to COMO conquistar clientes neste momento?

  1. Lindo texto! Concordo plenamente com a reflexão sobre especializar-se ao invés de diversificar os serviços e às vezes até perder-se… Ter claro qual é seu o ¨core business¨ e o ¨nicho de mercado¨ que pretende atingir/conquistar é essencial e o primeiro passo para um caminho de sucesso.
    Não podemos perder a ¨essência¨, o que gostamos de fazer e fazemos melhor, que faz o olho brilhar e encanta os colegas e clientes! Tenho certeza que 2018 será um ótimo ano pra todos nós.

    Reflexão clara, objetiva e super atual. Parabéns! Abços.

  2. Elaine

    Parabéns pelo artigo Rony! Fantástico!!!

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