Close

Construa pontes e não muros!

A corrida eleitoral americana de 2016 tem apresentando ingredientes valiosos para algumas reflexões sobre o mundo e sobre as pessoas. Essa semana o Papa Francisco fez um belíssimo comentário dirigido ao pre candidato Donald Trumph, após este ter dito que pretende construir um muro que irá dividir o México dos EUA. A Santidade máxima da Igreja Católica “sugeriu” ao Trumph que construa pontes ao invés de construir muros – entre outras sugestões feitas de modo elegante e assertivo.

Cito aqui a Filósofa Ph.D Dulce Magalhães que em sua Obra: Manual da Disciplina para Indisciplinados nos convida a pensar na lenda de uma grande líder, que na Idade Média, vivenciava sangrentos combates, e que avançava em direção a um inimigo poderoso para ocupar seu território, matando seu povo e saqueando seus recursos, mas que também mandava queimar todas as pontes que seu exército atravessava. Ele deixava claro ao seu grupo que não haveria caminho de volta – era vencer ou vencer…

Traçando um paralelo com a nossa própria vida, pensando nos avanços que temos a cada tempo, seria uma insensatez queimarmos todas as pontes que cruzamos, pois poderíamos ficar apegados a fatos, circunstâncias e situações que não se repetirão jamais (será que isso é possível?).

Sabemos que mudança é um processo e não um evento isolado. A mudança é um caminho que se desfaz assim que é trilhada, ou seja, não é mais possível ser o que já não se é mais.

Criar muros e esperar um certo isolamento ou uma falsa proteção também não é o caminho, pois precisamos de interação com o outro e de avanços. Precisamos nos alegrar e vibrar na direção que desejamos seguir, avançando com alvo definido e foco ajustado, experimentando, testando, errando, errando de novo, acertando, planejamento novamente, ajustando a rota e seguir avançando.

Lembre sempre de observar a realidade de cada momento e fazer do desafio uma real oportunidade de construir os resultados que deseja. Saiba entender que entre a situação atual e a situação desejada por você existem algumas brechas, que serão preenchidas com processos de aprendizagem e desenvolvimento daquilo que você realmente quer de novo para sua vida.

Mude aos poucos, comece pelas coisas e partes mais simples. Vá avançando aos poucos, construindo pontes para esse outro lado que deseja chegar na sua vida, seja em qual área desejar. Escolha colocar seu foco no padrão de vida e de comportamento que lhe farão feliz.

Lembre que o presente é o passado do futuro da sua vida. Faça boas escolhas!!!

Conte conosco para te auxiliar nessa caminhada: rony@promovesaude.com.br
Cursos, workshops, seminários e palestras sobre BEM ESTAR e QUALIDADE DE VIDA!
EM qualquer lugar…

Rony Tschoeke
Empresário, Wellness Coach e Palestrante
www.promovesaude.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *