Close

Depuração do processo criativo

Estou cada vez mais convencido de que precisamos ensinar algo inédito às pessoas. Algo que as máquinas não conseguirão fazer (pelo menos durante um certo tempo). Digo isso baseado em evidências científicas, no desenvolvimento tecnológico, na visão de especialistas e sobretudo na minha percepção de mundo… Aliás, se a sua percepção de mundo for diferente (ou congruente) te convido a deixar algo nos comentários após esse breve “juntar de palavras” que esboço nesse momento…

Esse momento tem sido descrito como a QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, sendo esta a mais abrangente e ampla de toda a história da humanidade até agora…

Cito trechos da recente obra entitulada GESTÃO DO AMANHÃ (Editora Gente, 2018) para compartilhar que essa revolução é muito poderosa, pois não está apenas transformando as coisas, mas sim está modificando a forma como as pessoas vivem, trabalham, estudam e se relacionam uns com os outros, levando a uma alteração na vida tal como nós nos habituamos e até então conhecíamos…

Termos novos surgiram e com eles um impacto impressionante em nossa vida: inteligência artificial, internet das coisas, algoritmos, máquinas que aprendem, big data, plataformas digitais, empreendedorismo, marketing digital e muito mais… Isso sem falar do que ainda virá nos próximos meses, pois segundo a LEI DE MOORE, a capacidade de processamento das máquinas dobra a cada 18 meses!!!

E aqui emerge a pergunta: de que forma nossos formais mecanismos de educação e seus principais agentes estão lidando com esse mundo novo?!

A educação assume um papel ainda mais relevante no mundo moderno e cabe aqui apontar a necessidade de que as pessoas que se encontram hoje ativas no mercado de trabalho (ou que pretendem se recolocar!) percebam a importância de investir no seu próprio desenvolvimento. O mundo do trabalho vai continuar mandando!!

Chegou o momento de investirmos no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais!!! Estamos na era do autoconhecimento, onde se torna vital aprimorar nossos atributos de seres sociais que somos por natureza!!!

DEPURAÇÃO DO PROCESSO CRIATIVO

Para aqueles que ainda estão inebriados pela crise e pensativos sobre esse mundo novo em que vivemos, compartilho também o seguinte exemplo, com o intuito de estimular seu processo criativo na direção de aprender novos conhecimentos / habilidades / atitudes que te levem adiante no “daqui pra frente”: imagine uma corrida de carros em que a atual regra praticada nos campeonatos permita o seguinte: quando ocorre uma batida e algum piloto ainda não trocou os pneus, ele e sua equipe aproveitam a bandeira amarela para trocar rapidinho e voltar à pista. Dizem eles que é melhor fazer isso nesse momento do que quando a corrida está rolando normalmente. Pense nisso e aproveite esse momento para olhar para dentro de você mesmo / da sua empresa / do seu negócio e da sua equipe e faça as trocas que precisam ser feitas… Podem ser comportamentos antigos, hábitos ineficientes, habilidades faltantes, enfim, proponho essa análise e te convido a continuar na corrida, rumo ao amanhã, pois o hoje está repleto de oportunidades!!!

Depure seu processo criativo e acredite que você pode realizar ainda mais em sua vida!

Ps.: apenas lembrando que depurar significa limpar, desembaraçar (algo, alguém ou a si mesmo) de sujeira, substâncias ou agentes indesejáveis… O que você carrega consigo mesmo de indesejável nesse momento e que pode estar te impedindo de avançar em direção ao que você realmente deseja?!!!!

Um grande abs

Rony Tschoeke

4 Responses to Depuração do processo criativo

  1. Jovino Oliveira

    Muito bom. Mais uma vez, parabéns!

  2. Leandra De Rosis

    Sabias palavras grande mestre Rony Tschoeke

  3. Filósofo Severiano

    Meu querido amigo Roni! Muito bom texto. Penso que a depuração acontecerá não mais por ideologia, mas, sim, por necessidade ontológica de uma nova construção da pessoalidade do ser ser humano. Talvez nossos filhos e netos já estão lutando com esta questão. Abraços Poiēticos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *