Close

Dicas para uma alimentação saudável durante a gestação...

A gestação é um estado fisiológico diferenciado, onde as recomendações de calorias, proteína, vitaminas e minerais apresentam um acréscimo. Porém, aquela idéia que a grávida deveria comer por dois é MITO, pois o ganho de peso adequado de forma individualizada é importante tanto para a saúde materna quanto para o bebê. Segue algumas dicas para manter uma alimentação saudável na gestação:

– Consuma 1,5 a 2 litros de água por dia, isso é importante para manter a hidratação e o intestino funcionando. Após o parto o consumo adequado de água é importante para a produção do leite materno.

– Consuma pelo menos 3 frutas por dia. E vegetais e legumes no almoço e jantar. Esses alimentos são ricas em vitaminas, minerais, além de ser ricas em fibras que auxilia na prevenção da prisão de ventre muito comum nas gestantes.
– Fracione as refeições em 6 a 7 pequenas refeições. Dessa forma você irá ingerir menor volume nas refeições e consumir alimentos menos calóricos. NÃO PULE AS REFEIÇÕES.

– Nos primeiros meses evite consumir alimentos muitos gordurosos e líquidos com as refeições para prevenir a azia.
– Nos períodos de enjôo consuma alimentos mais secos como biscoito de água e sal, isso auxilia na diminuição da ânsia.

MAS nunca deixa de ficar sem se alimentar!

– Consuma carne, de preferência grelhada, cozida ou assada. A carne é rica em ferro e proteína.
– As leguminosas também apresentam ferro, para melhor absorção desse ferro pelo organismo consuma uma fruta cítrica como laranja, kiwi, abacaxi após o consumo de feijão. Além de apresentar fibras em grande quantidade.
– É recomendado o consumo de 3 porções de laticínios por dia (leite ou iogurte), para fechar a cota de cálcio e proteína durante a gestação.

– NÃO consumir alimentos a base de soja e linhaça, eles apresentam fitoestrógeno que podem favorecer o sangramento vaginal da mulher e possível aborto espontâneo.
– Cuidado com os alimentos diet à base de sacarina, esse componente não é recomendado para gestante pois ela atravessa a barreira placentária, podendo ficar nos tecidos do bebê.

– O consumo de adoçante à base de sucralose são recomendados para gestantes que apresenta diabetes.

– O importante é lembrar que nesse estágio da vida o mais importante é ter uma
ALIMENTAÇÃO O MAIS NATURAL POSSIVEL!

LEMBRE-SE essas informações são gerais, não consideram casos específicos.
Para um orientação personalizada, consulte seu médico ou nutricionista!

Por Giliane Nassif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *