Close

Escute mais vezes o silêncio e viva melhor!

Entre o dia que escrevi esse post e o dia no qual você está lendo minhas palavras pode haver uma certa distância, mas eu desejo sinceramente que possamos nos conectar nesse momento, exatamente agora.

Neste instante, te convido à estar onde eu estive no dia em que produzi esse relato…

Segundo o dicionário, instante é o que insta; que solicita com insistência; que está prestes a acontecer; iminente…

Me permita te explicar que para chegar ao local, percorri alguns quilômetros de carro pela rodovia estadual com asfalto, pista simples e muitas curvas bem fechadas. Fui oscilando momentos com rádio ligado numa trilha sonora lounge e outros momentos sem som, apenas conversando comigo mesmo. Ao sair do asfalto, algo em torno de 3 quilômetros de estrada de chão, em meio a plantações viçosas de milho de um lado, soja do outro, até chegar num grande lago que chamou toda minha atenção quando surgiu na margem direita do meu trajeto.

Desacelero de imediato, paro, olho, contemplo, suspiro, olhos para os lados, abro os vidros e enquanto a poeira da estrada me ultrapassa, sou inebriado por uma névoa de tranquilidade que geralmente não encontro no meu dia a dia na “selva de pedra” em que vivo…

Por mais belo que fosse aquele momento, ele fazia parte do caminho e não era ainda meu destino final naquela tarde, afinal de contas me propus a seguir em direção à um Mosteiro Trapista no meio da mata – onde nunca estive antes.

A cada metro percorrido e saboreado com todos meus sentidos, vou me aproximando do local onde os carros devem parar. Apenas dois veículos estacionados e um silêncio quebrado apenas pelo canto de pássaros que não apareciam nas imagens que eu contemplava, bem como os demais sons da natureza praticamente intocada daquele pedaço de paraíso natural…

Enquanto caminho em direção à recepção, produzo um som muito agradável com minhas pisadas no solo. Interessante como algo tão simples assim me chama a atenção naquele momento de contemplação e admiração pura. Quase um êxtase ao saborear tamanha sensação de liberdade, tranquilidade, relaxamento, paz, alegria e sensação real de que fiz a escolha certa ao decidir percorrer um caminho novo em direção ao desconhecido, saindo da rotina de um dia de trabalho para vivenciar algo diferente…

 … essas reticências tentam representar as pausas entre um parágrafo e outro desta singela digitação, nas quais me dedico completamente ao momento maravilhoso que estou tendo a oportunidade de viver…

Sou recebido (muito bem por sinal!) por um monge simpático, entusiasmado e muito falante. Começa fazendo perguntas a meu respeito para ter uma noção de quem estaria na frente dele naquele momento e, a partir do que demonstrei à ele pelas minhas poucas palavras e meu comportamento como um todo, passa a falar sobre a vida deles ali dentro e, de imediato, começa uma reflexão muito agradável sobre a VIDA!!!

Em especial ainda ouço junto com a fala do monge um pássaro de se destaca dos demais com seu canto forte, agudo e delicioso… Indescritível essa sensação.

O monge segue me falando do lema que seguem: ore e labore. Segundo ele isso carrega muitos ensinamentos, dos quais ele destaca: nem só orar nem só trabalhar, mas equilibrar! O trabalho é fundamental, assim como a oração, a meditação, o sono, a alimentação, o repouso, e tudo isso dentro do seu próprio tempo e de preferências nos mesmos horários em cada dia. Nosso corpo e nossa mente precisam dessa “rotina” ou disciplina para funcionar em equilíbrio. Contato com natureza, preparo de alimentos, cuidar da terra, dos afazeres, tornar a descansar, fazer algo diferente, pensar na própria vida, ajudar o próximo, viver a vida com sabedoria e fazer boas escolhas…

Encerro este artigo nesse exato momento, deixando seus pensamentos seguirem na direção que você desejar, te convidando a refletir sobre sua vida neste momento. Procure pensar um pouco na qualidade e no tempo dedicado ao seu sono todas as noites; na qualidade e no ritual da sua alimentação; no repouso em determinados momentos do dia; da sua atividade física diária e dos seus exercícios físicos regulares; da sua fé, crença, questão espiritual, emocional; das suas relações; da questão física e material em sua vida; enfim, de tudo isso e sobretudo de uma coisa muito importante: do equilíbrio entre todas elas nessa equação que representa hoje seu nível de felicidade, satisfação, bem estar e qualidade da sua vida como um todo.

Aceita o convite para fazer algo especial nesse momento em que o artigo de Rony Tschoeke chega ao final? Aceita? Então faço algo especial por você mesmo agora!!

Muito obrigado pela visita e por ter lido este artigo.

Adoraria ver seu comentário…

Sigo por aqui em busca da produção de conteúdo relevantes que serão compartilhados com pessoas como você que buscam isso que você está sentindo agora em sua vida…

Me despeço com algumas saudações carinhosas à você:

AMÉM! – da minha fé em Deus e da minha espiritualidade cristã

ALOHA! – do esporte chamado Surf que tanto amo e que muito me ensina

NAMASTÊ! – de algumas vivências que tive e que me incentivam à te saudar nesse momento

MUITO OBRIGADO! – abaixando minha cabeça com um sorriso no rosto em sinal de reverência à sua existência

Rony Tschoeke

2 Responses to Escute mais vezes o silêncio e viva melhor!

  1. Sonia Bim

    Reflexão E retrospectiva.

    • promovevoce

      Obrigado Sonia Bim!!! Estou certo que você contribui diariamente com essa causa tbem… Abs Rony Tschoeke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *