Close

Feliz dia do nutricionista

FELIZ DIA DO NUTRICIONISTA!

A Promove Saúde deseja, imensamente, parabenizar a alegria de conviver com profissionais tão maravilhosos!

O Dia do Nutricionista – 31 de agosto – é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados. (Texto: CFN – 2005)
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.

O post de hoje também fala sobre EFEITO SANFONA. O texto é da nossa querida nutricionista Carolina Oliveira
O EFEITO SANFONA!
No Brasil, mais de 65 milhões de pessoas estão acima do peso, sendo que 10% deles são obesos. Sedentarismo, estresse e hábitos alimentares pouco saudáveis são apontados como principais causadores dessa epidemia. Os mesmos fatores, aliados a uma condição de alerta do cérebro, também são os responsáveis pelo ciclismo de peso (ou efeito sanfona ou iosô), um fenômeno comum nas sociedades modernas.
O efeito sanfona ocorre quando a pessoa faz dieta, perde peso rapidamente e depois ganha todos os quilos perdidos novamente. Trata-se de um fenômeno muito comum nas sociedades urbanas modernas.
Mais de 1,6 bilhão de pessoas estão obesas, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde.
­Esse efeito ocorre, quando fazemos uma redução muito drástica da quantidade de alimento ingerido (e portanto das calorias consumidas), ocorre uma redução do nível de leptina no sangue e um aumento nas concentrações de grelina.
Durante uma dieta, com a quantidade de leptina reduzida e a de grelina aumentada, o indivíduo está mais propenso a ceder à tentação na próxima vez que o alimento aparecer na sua frente. E como esses dois hormônios atuam na regulação do metabolismo, as alterações também ocasionam uma redução do gasto de calorias do organismo, favorecendo o efeito sanfona, ou seja, o ganho de peso.
O organismo humano está programado para nos defender da falta de alimento. Por isso quando perdemos peso (principalmente em dietas rígidas demais, dietas altamente restritivas, como são as dietas da moda), nosso organismo “pensa” que vamos morrer de fome porque falta comida, e tenta nos “proteger” facilitando o ganho de peso, fazendo-nos procurar comida e fazendo essa comida ser armazenada com mais facilidade.
Por isso, não adianta fazer dietas radicais demais. Quanto mais radicais (tanto referente a dietas de baixa calorias como as dietas restrita a um único nutriente, ex: “dieta da proteína”) maior é a chance de ocorrer o efeito sanfona.
Além disso, algumas pessoas podem ter maior predisposição a apresentar oscilações de peso, mas os genes que regulam a obesidade são muitos e não há um estudo genético específico sobre esse assunto. O que se sabe, com certeza, é que sexo e idade aumentam a propensão ao efeito sanfona. As mulheres são mais propensas. Elas já ganham peso com mais facilidade do que homens, porque têm menos massa magra, menor estatura e a taxa gastam menos calorias (metabólica é menor).
Além do sexo, a idade também influencia. Quanto mais velhos ficamos, maior a dificuldade de emagrecermos. ­As pessoas mais velhas tendem a perder peso mais devagar e mais dificilmente engajam-se em dietas radicais demais. Por isso, a chance do “efeito sanfona”, com grande alteração no peso é menor.

Como evitar o “efeito sanfona”: Combinar a alimentação balanceada e exercícios físicos!!
O efeito sanfona será evitado quando passamos a praticar hábitos de vida saudáveis, com melhorar na qualidade da alimentação, aliado a prática de algum exercício físico. O ideal é que haja um equilíbrio entre atividades aeróbicas (correr, marchar, andar de bicicleta e nadar), que “queimam” mais gordura, e atividades de resistência (musculação e pilates), que aumentam o tônus muscular e a taxa metabólica. Para tal, é importante as orientações de profissionais especializados, o trabalho conjunto de um nutricionista e um educador físico.
Quanto mais tempo você conseguir manter o peso, menor a chance da ocorrência do efeito sanfona, já que o cérebro passa a perceber que o corpo não morrerá de inanição por estar ingerindo alimentos de baixa caloria ou em menor quantidade.
Pratique esse hábito! Prefira uma nutrição balanceada e uma vida mais saudável!

One Response to Feliz dia do nutricionista

  1. adalgisa

    Gosto muito de ver estes tipos de publicaçoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *