Close

NÃO DESCONTE SUA ANSIEDADE NA COMIDA!

Dicas saudáveis

Uma angústia muito grande por alimento pode ser um risco não só para o ganho de peso excessivo, mas também para sua saúde de maneira geral. Então, quem está passando por uma reeducação alimentar e sente muita ansiedade para comer, precisa saber como tratá-la, começando pela adoção de novos hábitos.

Se você sente uma vontade quase que incontrolável de comer, veja abaixo algumas dicas preciosas para à tentação:

TENHA SEMPRE UMA META E NÃO A ESQUEÇA! – Coloque na porta da sua geladeira uma nota em que você tenha escrito a sua meta a atingir (ex.: perder peso). Toda vez que abri-la, você irá refletir sobre essa meta.

SEJA PRAGMÁTICO – Planeje as suas refeições diárias. Impeça que possíveis tentações e desejos acabem com todo seu esforço diário de mudança dos hábitos alimentares.

“ENGANE” A ANSIEDADE COM UMA CAMINHADA – Passeios irão deixá-lo longe dos alimentos e produzir hormônios de prazer que ajudam a reduzir a ansiedade.

PREFIRA ALIMENTOS SAUDÁVEIS! – Estamos conversando sobre as escolhas alimentares. Não compre alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados (ex.: biscoitos rechados, salgadinhos, frituras etc.). Faça sua lista de compras baseados nas novas escolhas, nos alimentos saudáveis. Evitem também fazer compras quando estiver com fome.. isso fará com que escolha os alimentos mais calóricos.

COMA COM QUALIDADE – No dia que a ansiedade apertar, coma frutas, legumes (ex.: pedaçinhos de cenouras cruas), iogurte desnatado ou queijo. Estes alimentos são pobres em calorias e proporcionam sensação de saciedade.

EVITE FALAR SOBRE DIETA O TEMPO TODO – Isso só vai fazer você lembrar a vontade de comer e faz aumentar a ansiedade.

OCUPE SEUS PENSAMENTOS – enquanto você está ocupado, você demora mais a voltar a comer.

CONCENTRE-SE NA REFEIÇÃO – Evite comer na frente da televisão ou do computador, pois você perde a noção do que come.

Todas estas dicas podem ser úteis na redução da ansiedade por comer. Mas se você sentir que está fora de controle, verifique com um médico que é especializado em encontrar a verdadeira causa da ansiedade e tratá-la.

Enviado pela nutricionista parceria CAROLINA OLIVEIRA
Nutricionista/ENUFBA /
Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde/UFBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *