Close

O hábito suja os olhos!

Quem me acompanha nos últimos 20 anos (ou menos) sabe que tenho por hábito falar sobre hábitos. É um dos meus temas favoritos e sobre o qual me dedico algumas horas por semana, quer seja em leituras, conversas, reflexões, palestras, aulas, diálogos, incentivos, sensibilizações ou meditações…

Caso você esteja entrando em contato comigo pela primeira vez, esteja certo que procuro ser um incentivador de bons hábitos de vida, mas sobretudo procuro ajudar de forma à facilitar esse processo de mudança de comportamento.

Acredito muito no poder que a facilidade carrega e o quanto ela pode ser positiva nos processos de ensino aprendizagem…

Aliás, nosso cérebro foi programado para buscar facilidades. Até por uma questão de sobrevivência e economia de energia. Estamos falando de um órgão que representa cerca de 2% do peso do nosso organismo e que consome mais de 20% da nossa energia diária.

É um instrumento de aprendizagem fantástico e que pode ser programado para performances melhores. O cérebro é composto de uma célula chamada neurônio – temos em torno de 100 bilhões de neurônios e cada neurônio é capaz de fazer de 1.000 a 10.000 conexões com outros neurônios – imagine o numero de combinações possíveis??!!!!

Mas afinal, o que isso pode te ajudar nesse momento da sua vida?

Perceba que quando olhamos para o futuro somos muito RACIONAIS (conscientes), porêm quando estamos no presente somos muito IRRACIONAIS (automáticos, inconscientes). A IRRACIONALIDADE toma conta de nós! Tendemos a agir no piloto automático – nossos HÁBITOS são muito eficientes, agradáveis, automatizados e se quer percebemos como fazemos determinadas coisas… Isso pode nos tornar indiferentes e vazios…

Talvez você nem perceba seu tom de voz quando alguém discorda de você; ou o quanto você come quando está feliz; ou quando está triste, ansioso e tantas outras situações do nosso cotidiano que se quer percebemos…

O título dessa postagem foi retirado do texto “Vista Cansada”, de Otto Lara Rezende que meu amigo Sioney da Silva me enviou pelo WhatsApp, onde fica evidente que tudo aquilo que nos cerca rotineiramente já não desperta mais curiosidade ou atenção, tornando o campo visual da nossa rotina num perigoso vazio… O hábito – que tem aspectos muito benéficos – acaba “sujando” nossos olhos e baixando nosso potencial de ver as coisas como realmente são…

Precisamos lavar nossos olhos e ajustar nosso foco, dando um zoom no lado bom da vida, elevando nosso nível de consciência para viver de modo mais pleno, verdadeiramente atentos no espetáculo da vida!!!

Portanto, respeitável público, você está convidado para:

  • se encantar como criança a perguntar por quês!!!
  • se lembrar que tudo tem sua razão de ser…
  • não se cansar nunca de aprender…
  • olhar tudo como se fosse a primeira vez!!!!

Aproveite seu dia!!!

Rony Tschoeke

2 Responses to O hábito suja os olhos!

  1. Pingback: Thesis Writers

    • Rony

      Muito obrigado meu amigo Mestre Jorge Bento… Suas palavras me tocam e certamente me incentivam nessa caminhada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *