Close

O QUE FAZ SUA VIDA VALER A PENA?

Pense nisso: O QUE FAZ SUA VIDA VALER A PENA?

Muitas vezes costumamos medir o progresso de nossa vida, de nosso trabalho e da nossa sociedade somente por medidas superficiais e limitadas. Por vezes parece que nos entregamos a uma busca exagerada pela excelência e os valores da sociedade passam a ser medidos exclusivamente pelos bem materiais adquiridos.

Sabemos, no entanto, que nossa vida é composta de MUITO MAIS do que apenas nossa produção econômica. Como Bobby Kennedy disse poucos meses antes de morrer, lá no ano de 1968, “Para criar uma vida que valha a pena, não apenas para nós mesmos, mas para aqueles que estão ao nosso redor, precisamos encontrar algo que amemos fazer e que beneficie a sociedade. Precisamos investir tempo para fortalecer nossos relacionamentos com as pessoas que amamos. Precisamos de segurança financeira suficiente para suprir as necessidades de nossa família. Precisamos adotar um estilo de vida que nos dê saúde e energia para nos mantermos em movimento todos os dias.”

A grande questão está em lidar com tudo isso no famoso cotidiano, ou seja, na vida real, em todos os momentos em que estamos vivendo o agora e batalhando para sobreviver e realizar aquilo que precisamos e desejamos.

Você já parou para analisar a qualidade de cada dia da sua semana? Durante a semana você tem as mesmas sensações e disposição que nos final de semana (ou vice-versa)? O que precisa acontecer para você classificar um dia como bom ou agradável?

Até mesmo pequenas diferenças no curto prazo, relativas à forma como usamos nosso tempo podem resultar em dias melhores. Imagine meia hora a mais de sono na cama, um intervalo entre uma tarefa profissional e outra ou então uma hora a mais de divertimento num happy hour, enfim, pequenas mudanças no dia podem ser a diferença entre um dia medíocre e um dia muito legal.

Uma das melhores maneiras para criar bons hábitos é focar no lado bom e positivo, fazendo a análise do curto prazo e longo prazo. Segundo Rath & Harter (2011), toda vez que você ajudar seu “eu de curto prazo” a trabalhar com seu “eu de longo prazo”, você terá uma ótima oportunidade de melhoria.

Nessas novas oportunidades você poderá fazer uma escolha intencional de dedicar mais tempo com aquelas pessoas que mais gosta e usar mais seus pontos fortes, sempre que possível. Você poderá também organizar suas contas para diminuir as preocupações com as finanças e evitar endividamentos. Você poderá fazer compras mais saudáveis no mercado, de modo que não tenha que correr riscos de atacar a geladeira de madrugada, pois não encontrará somente guloseimas e sim comidas de qualidade…

Enfim, por meio das suas escolhas diárias você criará e manterá suas amizades, sua família, seu trabalho, seu desenvolvimento na carreira, sua espiritualidade e sua qualidade de vida. Basta que consiga responder claramente a pergunta que deu origem ao título dessa matéria: o que faz sua vida valer a pena?!!

Rony Tschoeke
Wellness Coach – Conselheiro do CREFf9/PR
www.promovesaude.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *