Close

Saiba os efeitos do álcool no seu corpo.

OS DIVERSOS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO

O álcool é uma bebida socialmente aceita. É muito comum as pessoas participarem de um happy hour com os amigos após o trabalho, de churrascos, festas, entre outros eventos, para relaxar, nos quais as bebidas alcoólicas se fazem bastantes presentes. Momentos, nos quais as bebidas são acompanhadas por vários petiscos, carnes assadas, frituras e opções diversas.

Os relatos históricos nos mostram que o consumo de álcool pela humanidade e pela sociedade é antigo, e que a fermentação da cerveja e da uva já produzia bebidas com conteúdo alcoólico.

O consumo de álcool aceitável é representado por duas latas de cervejas para os homens (20 a 24 gramas de álcool) e uma lata de cerveja para as mulheres (até 16 gramas de álcool), preferencialmente às refeições. Preconiza-se que se o consumo for regular, este seja descontinuado um ou dois dias por semana. Porém a grande parte dos consumidores de bebidas alcoólicas, sempre consome mais do que o considerado adequado para um dia.

Em termos nutricionais o álcool possui 7 kcal por grama, mais calorias do que um grama de carboidrato que contém 4 kcal e menos do que as 9 kcal por grama dos lipídeos. Ou seja, o álcool possui valor energético considerável. Entretanto, o mesmo só pode ser metabolizado pelo fígado e não possui função construtora, e nem pode ser tido como fonte própria de energia. Na verdade, por seu reduzido valor nutricional, a grande maioria das bebidas alcoólicas são consideradas como sendo fornecedoras de calorias vazias.

Nos casos das pessoas que querem perder peso o consumo das bebidas a base de álcool é contra-indicado por elevar a ingestão calórica do dia. Um fator importante a ser ressaltado é que a bebida alcoólica causa uma sensação de vazio no estômago (irritação gástrica) em que a pessoa acaba comendo mais para diminuir o efeito desagradável, prejudicando ainda mais a dieta.

Estudos recentes revelam que os indicadores nutricionais para a cerveja e para o vinho são superiores ao das demais bebidas destiladas. Por exemplo, a vodka e a água ardente mostram valor nutricional praticamente nulo para os nutrientes. Por sua vez, a cerveja apresenta vitaminas do complexo B, folato, minerais e carboidratos. E o vinho possui carboidratos, e propriedades próprias resultantes da ação dos flavonóides que promovem a elevação do HDL-colesterol, além de dificultar a agregação plaquetária (adesão das placas de gorduras nas artérias).

Em contra partida o álcool pode afetar o apetite, a ingestão e diretamente a absorção de vitaminas e minerais. Como no caso do folato que tem sua absorção intestinal prejudicada e sua excreção renal aumentada, e das vitaminas Niacina, B6, A, C e dos minerais Mg, Ca, Zn e Fe, com absorções também prejudicadas.

Sabe-se também que o consumo inadequado ou crônico de álcool desencadeia diversas doenças entre as quais está o alcoolismo (que pode levar a loucura e a morte), a esteatose hepática, a cirrose hepática, a hepatite, a fibrose, a  anemia, a hipertensão arterial, lesões no estômago e no pâncreas.

Apesar de ter um consumo socialmente aceito o álcool é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso, causa a princípio uma suposta euforia e posterior depressão do sistema nervoso central. Pode gerar alterações significativas do comportamento e dependência.

Com base em todas essas informações o consumo de bebidas alcoólicas deve ser bem ponderado, pois seus efeitos deletérios podem ser devastadores à medida que as bebidas alcoólicas são consumidas de maneira inadequada. E em termos nutricionais, cabe ressaltar, que o álcool não faz falta ao nosso organismo, mas pode em muito prejudicá-lo, especialmente, nos casos de imprudência!

Evite bebidas alcoólicas! Prefira uma nutrição balanceada e uma vida mais saudável!

6 Responses to Saiba os efeitos do álcool no seu corpo.

  1. Marilia Reis

    Adorei este artigo! Muito informativo, por sinal!

    • promovesaude

      Olá Marília,

      Ficamos muito contentes quando os leitores se manifestam sobre algum tema!
      Agradecemos o elogio, e gostaríamos de saber sobre qual tema você gostaria de ler. Alguma sugestão?

      Tenha uma excelente semana!

      • Marilia Reis

        Este blog é muito interessante. Pude perceber que é uma linguagem fácil de se entender! Vocês estão de parabéns! Agora, quanto ao artigo, seria interessante, se pudesse, é claro, falar sobre o famoso “efeito sanfona” (engorda-emagrece), porque acredito que, como eu, muitas pessoas passam por isso! Desde já, obrigada pela atenção!

  2. Cíntia

    Quero parabenizar o site promove saude, sou estudante de nutrição e adorei o site!!
    vou divulgar!!

    • promovesaude

      Olá Cíntia! Que bom que gostou do blog. Se você tiver em interesse em algum assunto específico nossas nutricionistas poderão fazer um post para sanear suas dúvidas ou curiosidades.
      Volte sempre e nos siga no twitter @promovesaude e Facebook: Promove Saúde. Damos várias dicas e eventualmente sorteamos alguns brindes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *