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Sobre PROMOÇÃO de SAÚDE

Compartilhamos também um post do Dr Ricardo de Marchi:

PROMOÇÃO DE SAÚDE – OS DESAFIOS DA SUPERAÇÃO – Ricardo De Marchi

Poucos assuntos despertam tamanho interesse e apelo quanto a questão da saúde, a qual transcende as fronteiras das raças, religiões e culturas.

Nos últimos anos, tem crescido o foco da comunidade empresarial na manutenção e na melhora do estado de saúde através de praticas saudáveis, com isso aumentando a popularidade da promoção do bem estar, da qualidade de vida e do estilo de vida saudável no ambiente de trabalho, despertando com isso o interesse de diferentes instituições em diferentes áreas.
Instituições acadêmicas, governo, organizações privadas, companhias de seguro, hospitais, grupos médicos, comunidades tem se juntado nesse esforço conjunto na melhora da saúde.

Enquanto que a promoção da saúde emerge como um campo respeitado no ambiente organizacional, inúmeros desafios se apresentam, e todos nós profissionais da área devemos estar preparados para superá-los.

Conceito de Promoção de Saúde
Não é fácil a tarefa de definir o conceito, desde que promoção de saúde significa diferentes ações, em diferentes pessoas, especialmente em diferentes segmentos. Prevenção de doenças, educação em saúde, qualidade de vida e promoção de saúde são alguns dos termos freqüentemente utilizados pela comunidade envolvida. Apesar dessa diversidade da terminologia, alguns termos são mais freqüentes, incluindo modelos em promoção de saúde.

Definição de Saúde
Em primeiro lugar é essencial avaliar o que o termo saúde literalmente significa.
Historicamente saúde tem sido definida por diversos modos. Os antigos médicos gregos acreditavam que saúde era uma condição de equilíbrio do corpo. Para os índios do Novo Mundo, estar saudável era estar em harmonia com a natureza. Os chineses antigos acreditavam que saúde era o reflexo de uma força chamada “QI” (Edelman86)
Em contraste, a medicina ocidental aborda saúde analisando seus componentes, ao invés da análise da interconexão entre eles. Essa abordagem tem sido defendida através dos tempos, o que levou ao foco primário de doença e incapacidade. Só recentemente esta postura médica começou a mudar para uma visão mais holística.

Há algumas décadas, em 1946, a OMS introduziu uma dimensão mais positiva de saúde em sua definição: saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade
Uma perspectiva similar diz que: saúde é a qualidade de vida envolvendo as aptidões individuais do ponto de vista social, emocional, mental, espiritual e físico, as quais são conseqüência das adaptações ao ambiente em que vivem os indivíduos.
Promoção de Saúde é uma área interdisciplinar que exige um preparo amplo e uma visão bastante abrangente por parte dos profissionais envolvidos.

Em comparação com outros campos já estabelecidos tais como medicina, psicologia ou sociologia, a promoção da saúde tem evoluído há pouco tempo. Tem suas raízes em diversos campos. Conforme o campo se desenvolve, mais e mais componentes tem se incorporado.Esses componentes sempre existiram em suas próprias e isoladas esferas de influência.

A Necessidade em Promoção de Saúde

A crescente demanda pelo mercado e o ritmo de desenvolvimento, força as companhias a mudarem suas perspectivas em relação à saúde.

Alguns fatores têm influenciado o interesse cada vez maior na área de promoção de saúde:

1. pessoas querendo ser mais saudáveis
2. o envelhecimento da população
3. os custos de saúde aumentando pelo aumento da faixa etária
4. os custos aumentando pelo aumento dos riscos
5. a produtividade diminuindo pelo aumento dos riscos
6. a prevalência maior de doenças crônicas

Os fatores acima mostram alguns bons desafios a serem superados pela área nesses próximos anos. O estilo de vida deste inicio de década, onde pressão por resultados e falta de tempo são componentes bastante presentes, o novo perfil profissional que procura render o máximo, evitando desgastes significativos, a valorização do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, fazem com que promoção de saúde e qualidade de vida mereçam cada vez mais atenção por parte das organizações.

Algumas significativas barreiras colaboram para que o desafio na área continue presente:
• Promoção de saúde ainda não faz parte do “core” dos negócios.
• Também não faz parte do “core”da medicina.
• É ainda um pequeno figurante na política nacional da assistência médica.
• A base científica somente agora começa a se tornar mais clara.
• Falta uma liderança nacional.

Os aspectos descritos acima fazem com que todos nós infectados pelo vírus da promoção da saúde, nos transformemos em agentes de mudanças. Todos nós, com nosso elenco de sonhos e ambições, estamos num caminho irreversível, embora muita coisa ainda permaneça nebulosa.

Nesse turbilhão que nos envolve, muitas vezes fica difícil saber qual é a direção a seguir. Devemos, antes de mais nada, compreender a urgência do desafio de estimular e desenvolver a área de promoção de saúde e qualidade de vida.

Devemos ter como principal atributo a natureza diferenciada e qualificada dos bons profissionais. Além do compromisso ético, devemos ter a obstinação por um modelo em que a busca de bons resultados jamais nos retire o compromisso com a verdade.

Superação exige mecanismos específicos, talentos e muita ação.

Se aproveitarmos todas as oportunidades possíveis para ampliar o valor percebido de nossa área, estaremos contribuindo para que saúde seja mais do que um sonho.

O mundo da promoção da saúde deveria ser um mundo onde a assistência médica não focasse somente na doença, mas também em saúde… Onde as mais recentes pesquisas e os avanços da tecnologia fossem aplicados para ajudar as pessoas a mudar seu comportamento, criando uma população mais saudável… Onde o estilo de vida e os riscos de saúde associados com condições crônicas fossem administrados de forma proativa… Onde as pessoas fossem motivadas a assumir responsabilidade por seu próprio bem-estar… Onde os custos médicos diminuíssem devido a uma população mais saudável…Esse seria o mundo da verdadeira saúde, o mundo que para ser atingido necessita mais do que tudo, que os desafios sejam enfrentados e superados com determinação…Vamos em frente!

RICARDO DE MARCHI é médico especialista em Promoção de Saúde, Diretor do CPH Health Solutions, e fundador e membro do Conselho Consultivo da ABQV.

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