Close

UMA PITADA de TEORIA em nossa PRÁTICA diária de bem estar...

Reunimos algumas definições publicadas por estudiosos e colegas da área, no intuito de compartilhar com você assuntos uteis para a manutenção de seu estio de vida SAUDÁVEL. Esperamos que gostem:

SAUDE – é um estado de equilibrio dinamico entre os aspectos fisicos, emocionais e sociais de cada individuo. (Organização Mundial da Saude, OMS 1946 apud SAMURRO & OGATA 2009).

SAÚDE – numa definição mais atual, do Ministério da Saúde (2008), temos que “Saúde é a qualidade de vida envolvendo as aptidões individuais do ponto de vista social, emocional, mental, espiritual e físico, as quais são uma consequência das adaptações ao ambiente em que vivem os indivíduos.“

STATUS de SAUDE – “o nivel de saude de um individuo, grupo ou população é avaliado de forma subjetiva pelo individuo ou através de medidas mais objetivas. (Medical Subject Headings – PUBMED, 2005)

PROMOÇÃO DE SAUDE – (…) “É o processo de capacitação das pessoas e da comunidade em atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo”. (Organização Mundial da Saude, OMS, 1986 apud SAMURRO & OGATA 2009).

Também podemos entender Promoção de Saúde como “…capacitar as pessoas para que estas sejam capazes de GERENCIAR seu próprio estilo de vida…” (CARTA de OTAWA, 1986 – Organização Mundial da Saúde).
Esta definição está mais atual do que nunca!!!! REFLITA sobre ela!!!

QUALIDADE DE VIDA – “a percepção do individuo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores em que vive e em relação a suas expectativas, seus padrões e suas preocupações” (WHOQOL – Organização Mundial da Saúde – OMS, 1995).

O termo “Qualidade de vida” pode ser entendido como a percepção que as pessoas possuem tanto de sua posição na vida, no contexto da cultura e nos sistemas de valores nos quais encontram-se inseridos, como em relação aos seus objetivos pessoais, expectativas, padrões de vida e suas preocupações.

O termo “Qualidade de vida” pode ser empregado para descrever a qualidade das condições de vida, considerando-se fatores como saúde, educação, bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, envolvendo vários fatores, dentre os quais destacamos as relações interpessoais, tanto no âmbito familiar quanto no social, incluindo-se aqui o ambiente de trabalho. O ambiente de trabalho merece atenção especial, pois as empresas estão investindo na saúde dos seus funcionários e incentivando a qualidade de vida de todos!

QUALIDADE de VIDA no TRABALHO (QVT) -“capacidade de administrar o conjunto das ações, incluindo diagnóstico, implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, alinhada e construida na cultura organizacional, com prioridade para o bem estar das pessoas da organização” (Limongi França, 2008).

ESTILO de VIDA: “conjunto de ações cotidianas que reflete as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas. Esses habitos e ações conscientes estão associados à percepação de qualidade de vida do individuo (…)”. (NAHAS,2006).

BEM ESTAR (Wellness): Processo ativo e consciente por meio do qual as pessoas fazem escolhas em busca de uma existencia mais exitosa. O bem estar envolve respostas emocionais positivias e julgamentos globais de satisfação com a vida. O bem estar é de responsabilidade individual. Vivenciando-o pelo pensamento crítico, a pessoa alcança significado e propósito em sua vida. (National Wellness Institute,2009).

COMO está sua qualidade de vida HOJE?!!!

Organizado por rony@promovesaude.com.br
Rony Tschoeke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *