Close

Você é complementar?

Costumo partir de definições para então discorrer sobre um determinado assunto. Neste caso, deixando de lado a discreta distinção que temos entre complementariedade e complementaridade, gostaria de lhe apresentar o seguinte:

Característica, particularidade ou condição do que é complementar; estado daquilo que pode ser usado como complemento. Caráter ou condição do que é complementar; fato de (duas ou mais coisas) se complementarem.

Extrapolando um pouco para o trabalho em equipe e eventuais parcerias de negócio, cito que Complementariedade seria algo como: “Eu não preciso ser você nas coisas que você faz melhor do que eu, porque você é a parte que me falta, assim como sei que, da mesma forma, sou a parte que lhe falta.”

O mundo sempre mudou e evoluiu, mas é inegável que atualmente a velocidade com que tudo isso ocorre é enorme, mais intensa e impactante… Mundo off line e mundo on line estão cada vez mais presentes de forma ativa em nossa vida…

Posso chamar um transporte pelo aplicativo que está em minhas mãos, pagar sem colocar a mão no bolso e avaliar o serviço instantaneamente assim que chegar ao meu destino. Isso vai influenciar nas próximas chamadas que determinado motorista poderá receber (ou não), dependendo de suas notas e comentários… Mas ao entrar fisicamente num carro, interagimos com outra pessoa – que naquele momento está atuando como motorista em modo presencial com toda sua intensidade e interação!

Esse mesmo motorista poderá usufruir de um pedido on line para se alimentar de forma saudável sem perder tempo e seguir sua agenda do dia, mas que ao final da tarde irá estacionar seu carro em frente à uma academia de ginástica e será orientado por um Profissional de Educação Física, interagindo com outras pessoas no mesmo ambiente.

Pessoas estas que ao final de cada dia irão para suas casas, via transporte público, bike alugada pelo aplicativo, algum meio de transporte coletivo, particular ou compartilhado e consumirão produtos e programas em seus aparelhos de TV fixos numa estante ou dispositivos móveis na palma da sua mão…

Em sua residência poderá escolher o hotel em que ficará na próxima viagem que acaba de comprar numa promoção relâmpago que chegou por uma rede social da qual participa ativamente enquanto saboreia com vizinhos uma cerveja puro malte que foi entregue em sua residência por um simpático ciclista daquele outro aplicativo on line...

Suas fotos com os amigos presenciais são rapidamente postadas, curtidas e compartilhadas com os amigos virtuais que já interagem in box para confirmar a reunião de trabalho que será amanhã num novo coworking da cidade…

Ao chegarem para a reunião, trazem como de costume, novidades para serem compartilhadas e discutidas, pois a proposta do grupo é justamente essa: trocar ideias ao melhor estilo Vale do Silício em busca de novos projetos e inovações em suas áreas de atuação… Cada um vem de uma área bem diversa da outra e se sintonizam de imediato!

O desempregado do grupo foi aquele que mais contribuiu no encontro e, ao final, saiu com um job temporário confirmado por um amigo empresário que o contratou para uma série de vídeos que serão compartilhados no Instagram da empresa, cuja proposta será distribuir gratuitamente e com regularidade informações relevantes sobre moradia e bem estar (o amigo empresário constrói sobrados mas se preocupa com sustentabilidade)…

Confesso que eu iria escrever mais sobre isso, mas como meu celular da fruta mordida bugou há duas semanas atrás e perdi todos os meus contatos, estou realizando “buscas” via aplicativos com aquelas pessoas que desejo trocar algumas ideias. Uma delas acaba de me responder! Vou terminar de escrever esse post no laptop e abrirei o celular novo de outra marca, onde já visualizei na tela um convite, vindo de um amigo próximo que mora longe, para eu prefaciar algo numa obra dele e que será compartilhado com várias outras pessoas, também na missão de compartilhar conteúdo relevante à um determinado nicho…

E por fim, vejo uma outra mensagem chegando da web designer que me avisa que os folders impressos estão prontos e sendo entregues em nosso escritório – é sobre o Programa dos Condomínios Saudáveis que estão também no link http://promovesaude.com.br/site/servicos/programa-condominios/ e que irá acontecer em mode presencial!!! Com muitas novidades…

Enfim, a complementaridade é o tema do momento em nosso mundo. Observe!!

Esse artigo mesmo foi escrito após eu ler a postagem do Alan Costa (novo diretor da CELEPAR) no Linkedin, onde ele menciona que o AIRBNB acaba de lançar sua revista impressa!! Isso mesmo: revista impressa…

Faz sentido pra você esse assunto?!

Se puder reflita um pouco sobre o que a complementaridade e as possibilidades que estão muito muito próximas de você. Pode ser a um click ou um aperto de mão… Ou em ambos os formatos 😉

Quem são seus complementos? Você é complementar?! Quem é você?!

E finalizo com aquele valioso conselho, mesmo sabendo que se conselho fosse bom seria vendido e não “dado”: seja interessante e não interesseiro!

Um grande abraço!

Rony Tschoeke

Ps.: O princípio da complementaridade foi enunciado por Niels Bohr em 1928 e assevera que a natureza da matéria e radiação é dual e os aspectos ondulatório e corpuscular não são contraditórios, mas complementares. Daí vem o nome do princípio (WIKIPEDIA).

2 Responses to Você é complementar?

  1. Filósofo Severiano

    Querido amigo Rony! Fiquei feliz em ler e saber que Nils Bohr foi citado. A partícula quando “viaja” na realidade nos diz: venha, me diga o que você quer de mim? E é esta interação que é complementar e não dicotômica como somos ensinados no ensino tradicional. Também, vale a pena lembrar que o Ying e Yang na cultura oriental observou essa questão a séculos. Ela é fantástica pois, enterra de vez os julgamentos de valores do certo e errado. Fantástico texto! Um abraço do Filósofo Severiano

    • Rony

      Gratidão de minha parte Severiano, tanto pela sua atenção em dedicar um tempo para leitura deste artigo como para tecer seus sempre valiosos comentários… Um grande abs amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *